quarta-feira, 4 de junho de 2014

A vida não é séria

A vida não é séria

O riso é uma das coisas mais reprimidas pela sociedade em todo o mundo, em todas as eras.

A sociedade quer que você seja sério. Os pais querem que seus filhos sejam  sérios, os professores querem que seus alunos sejam sérios, os patrões querem que seus empregados sejam sérios, os comandantes querem que seus soldados sejam sérios. A seriedade é requerida por todo mundo.

                O riso é perigoso e rebelde. Quando o professor está lhe ensinando e você começa a rir, isso será tomado como um insulto. Seus pais estão lhe dizendo alguma coisa e você começa a rir... será tomado como um insulto. A seriedade é tomada como honra, respeito.

                Naturalmente, o riso foi tão reprimido que, embora a vida seja hilariante, ninguém ri. Se o seu riso for libertado de suas correntes, de seu cativeiro, você ficará surpreso – a cada passo há algo hilariante acontecendo. A vida não é séria. Somente cemitérios são sérios, a morte é séria.

                A vida é amor, a vida é riso, a vida é dança, música.  Mas teremos que dar uma nova orientação à vida. O passado deformou a vida muito duramente, ele deixou você quase cego para o riso. O riso precisa de grande aprendizado. O riso é um grande remédio. Ele pode curar muitas de suas tensões, ansiedades, preocupações. Toda a energia pode fluir para o riso.
A seriedade é um pecado e é uma doença. O riso tem uma tremenda beleza, leveza. Ele lhe trará leveza e lhe dará asas para voar. E a vida é tão repleta de oportunidades! Você só precisa de sensibilidade. E crie chances para as outras pessoas rirem. O riso deve ser uma das qualidades mais queridas, valorizadas pelos seres humanos, porque somente o homem pode rir; nenhum animal pode rir. Como o riso é humano, ele deve ser da mais alta ordem. Reprimi-lo é destruir uma qualidade humana.

Osho em - Vida, Amor e Riso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário